Planejamento e checklist completo para montar o quarto do bebê

Um dos momentos mais gostosos da chegada do baby é preparar o cantinho dele com muito amor. E nesse artigo te ajudaremos a entender a importância do planejamento e um checklist completo para não deixar nada pra trás. Confira. 

🎶 “Tu vens, tu vens… eu já escuto os teus sinais” 🎶

Se ao ler isso, pensou em um serzinho especial que está para chegar, esse artigo sem dúvidas é pra você. 

Sabemos que o processo de gerar uma nova vida e todos os cuidados que ele envolve pode ser, ao mesmo tempo, incrível, assustador e gratificante. 

E nós da D’Furlan Baby, com anos de experiência no mercado e sempre acompanhando de perto o início do sonho de muitas famílias, preparamos esse artigo pensando em ajudar você, mamãe, papai ou envolvido no projeto do quartinho do baby que está por vir. 

Nele, te explicamos a importância de planejar com antecedência cada detalhe do ambiente que será o segundo mais especial da vida do bebê, depois do útero. E também preparamos um checklist completo para você entender por onde começar e quais passos seguir até completar essa etapa tão importante: a montagem do quartinho. 

Convidamos você a ler até o final  para não perder nenhuma informação. Vamos lá. 

A importância do planejamento

Imagem: Shutterstock

Esperar uma criança demanda muito tempo e energia em diversas áreas da vida. Os papais precisam estar com tudo pronto para a chegada: roupinhas, fraldas, mala da maternidade, deixar tudo organizado no trabalho para quando saírem de licença, o chá de bebê, visita de familiares e… realmente, essa é uma lista que quase não tem fim. E um dos itens mais importantes dela, arriscamos dizer que seja o quartinho. 

Imagine que seu pequeno resolva vir um pouco antes do esperado e vocês ainda não tenham o berço? Ou que o quartinho não fique como imaginaram, mas seja tarde demais pra mudar? Ou, ainda, que a montagem do espaço fuja do orçamento separado para isso? 

É aí que entra a importância do planejamento. Como já citamos antes, temos anos e anos de experiência no assunto e afirmamos com propriedade que deixar tudo no jeito, o quanto antes, é uma preocupação a menos para a tão esperada hora do parto. Então, aqui vão algumas dicas de como ter um planejamento simples e eficaz para não ser pega(o) de surpresa.

✓ Defina um orçamento e pesquise opções que estejam dentro dele;

✓ Comece a pensar nisso o quanto antes, assim, terá um dos processos mais trabalhosos finalizado;

✓ Procure concentrar a compra dos itens para o quartinho em um ou poucos lugares;

✓ E leve em conta que a criança vai usufruir do espaço por bastante tempo, até a pré-adolescência, provavelmente. 

Pronto! Agora que já sabem os fundamentos básicos do planejamento, confira uma lista de 6 passos cruciais para a montagem desse cantinho tão especial na vida dos papais e do bebê. Checklist completo – montando o quarto do baby do começo ao fim

1. Meça e entenda o seu espaço

Imagem: : Shutterstock

O primeiro passo, e muito importante, é conhecer e entender cada cantinho do espaço escolhido para o quarto do bebê.

Comece medindo cada lugar. Paredes, janelas, rodapé e assim vai… Não esqueça de anotar cada uma delas. Depois, preste atenção na fiação e tomadas, assim, ficará mais fácil escolher onde vão os móveis e objetos que precisam de rede elétrica.

Atente-se também à segurança do espaço. Grades, se morarem em apartamento, proteção de tomadas e quinas e tudo que garanta a integridade da criança, principalmente para quando crescer um pouquinho. 

2. Definição do tema e paleta de cores 

Imagem: : Linha Hora de Brincar – Divicar – D’Furlan Baby

A segunda etapa é a mais divertida – e a mais fácil – porque provavelmente o papai e a mamãe já têm em mente como será a decoração do quartinho.

Depois de decidido o tema e as cores que serão usadas, é interessante procurar algumas referências para idealizar exatamente como será o ambiente. 

Se optarem por não ter um tema específico, pense apenas nas cores e objetos que gostariam de inserir.  

3. Comece pelas paredes

Imagem: : Linha Amor Perfeito – Divicar – D’Furlan Baby

Com tudo definido, o ideal é iniciar a reforma pelas paredes e com o quarto vazio. 

Assim, evita-se que outros itens sujem ou sejam danificados e o tempo para secar totalmente e sair o cheiro de produtos é maior.

4. Hora dos móveis

Imagem: : Divicar – D’Furlan Baby

Agora sim, o que vai realmente deixar o espaço com cara de quartinho, os móveis. Lembra do primeiro passo? Então, é hora de olhar cada medida que você anotou e escolher o mobiliário de acordo com elas. Nessa etapa, é muito importante garantir que além da estética, o quarto seja funcional e prático para o dia a dia. 

Comece pelo mais simples, como berço, armário, trocador e cômoda. Depois, caso sobre espaço, pode pensar em alguns móveis complementares como baú de brinquedos, poltrona e estantes.  

5. Pense nos pequenos detalhes 

Imagem: : Escadinha Sheron – Divicar – D’Furlan Baby

Com os móveis escolhidos, o próximo passo é, de fato, decorar o ambiente e deixá-lo com a identidade que os papais querem dar para o quarto do bebê, 

Escolha a decoração para a porta, para as paredes e para o teto. Pense em brinquedos que podem tanto decorar quanto ser usados pelo baby depois. Decida cortina, tapetes e cada pequeno detalhe que vão trazer todo carinho e amor ao ambiente.

6. E por fim, o enxoval. 

Imagem: : Divicar – D’Furlan Baby

Com o quartinho pronto para receber o pacotinho, é hora de finalizar o projeto com o enxoval. Nessa altura, provavelmente vocês já terão muitos itens de presente ou mesmo comprados.

Então, deixe todas as roupinhas já lavadas e passadas e depois guarde-as, assim como os sapatinhos e acessórios. Monte o berço com lençol, fronha e cobertor e, se caso tiver faltando algum item, é a hora de providenciar.

Finalizando

Esperamos de coração que esse texto tenha te ajudado a entender  a importância e como planejar o quartinho do seu pequeno. Afinal, nosso maior objetivo é estar presente em todo o processo de montagem do ambiente dos sonhos,  desde os primeiros planos até os pequenos detalhes da finalização.

E se você estiver procurando por uma empresa comprometida com seus clientes e com anos de experiência em artigos para bebê, será uma honra para nós da D’Furlan Baby fazermos parte desse momento tão especial e importante para você, oferecendo todo o cuidado, segurança e qualidade.

Você pode falar com um de nossos consultores no Whatsapp (11) 94036-2901.

E para ficar por dentro das novidades e receber mais artigos de tudo que é relacionado a maternidade e paternidade, desenvolvimento da criança e, claro, decoração infantil, considere assinar gratuitamente a nossa newsletter clicando aqui. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email